quarta-feira, 9 de março de 2011

Como ter um Namoro abençoado por Deus.


1º) Ter um namoro de acordo com os princípios e propósitos de Deus

Fazer a vontade de Deus dentro de um namoro com certeza atrairá suas bênçãos sobre o casal, portanto aqueles que querem ter um namoro abençoado por Deus precisam obedecer os princípios e propósitos de Deus para o namoro,
e também ter seus valores, alvos e comportamentos baseados nos conceitos e propósitos de Deus. E quais são os princípios e propósitos de Deus para o namoro? A Biblía fala de vários, citarei alguns:

* Não se colocar em jugo desigual (2 Co 6:14-18)
* A santificação (1 Ts 4:3)
* Obediência aos pais (Êx 20:12)
* Namoro baseado no amor e não na paixão (1Co 13: 4-7,8a)

2º) Ter um propósito bem definido

É natural que em todas as nossas atividades tenhamos um propósito que nos mova para o alvo. Mais você já percebeu que quando os fins não estão bem definidos, a execução dos meios não traz realização de alegria. É o que ocorre com o namoro também! Se o nosso namoro não está embuído de um propósito correto diante de si, a prática do relacionamento a dois, há de sofrer as conseqüências. Em Romanos, quando Paulo trata da questão de um irmão escandalizar o outro, ele diz que: se alguém fizer alguma coisa tendo dúvidas, ele é condenado por isso, pois o que fez não veio da fé, veio da dúvida, e tudo o que não provém de fé, é pecado. Portanto para um namoro ser abençoado por Deus precisa ter um propósito específico e este propósito deve ser o compromisso, para com ele se chegar ao casamento. Pode até ser que o namoro não chegue ao casamento, mas o casal começou o namoro de modo correto, pensou demodo correto, fez tudo por fé e não por dúvida e de qualquer jeito. Para um namoro ser abençoado por Deus, é necessária a consciência de “compromisso” e “fidelidade”, amor que é regado pela fé, de pessoas que não querem pecar e desagradar a Deus!
3º) Priorizar o namoro, colocando-o no lugar certo!

Em um livro que eu li sobre namoro, o autor colocava o namoro, como a 5ª prioridade na vida de um jovem, ele dizia que a ordem de prioridades para um jovem cristão deveria ser assim:

1º Deus
2º A Família
3º A Igreja
4º O Trabalho (vida profissional ou estudantil)
5º O Namoro

Conheço jovens que invertem por completo esta ordem, e vejo que esta ordem é apropriada e bem distribuída, apesar de considerar também que na realidade Cristo deve estar no centro, e todas as nossas prioridades distribuídas ao redor dele de forma equilibrada. Há jovens que só pensam em namorar, namorar e namorar. Parece que não existem outras prioridades, o negócio é namorar, esquecem das finanças, da família, da escola e Deus nem se fala. Precisamos entender que o namoro é uma fase de conhecimento profundo e o início de uma adaptação entre duas pessoas, é um envolvimento sentimental e emocional somente. Não há porque valorizá-lo de forma a esquecer de outras prioridades. Quando o seu casamento chegar, aí sim sua família estará em 2º lugar como prioridade.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal esse Artigo,,,,
eu é que sei como que é isso ai que foi dito..
:) ..

Lucas Martins disse...

Muito bom!!

Postar um comentário