terça-feira, 8 de março de 2011

Sabedoria é essencial na vida cristã!!!



Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”. Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. Agora, SENHOR Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode...
governar este teu grande povo?” (2 Cr 1: 7-10)

A paz de Cristo. Em oração nossas petições a Deus são muitas, mas dificilmente pedimos sabedoria. A Bíblia diz: “Aceitai o Meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela”. A sabedoria que Salomão almejava para liderar o povo do SENHOR lhe foi concedida. Com perspicácia mental, largueza de coração e brandura de espírito, Salomão tornou-se o mais sábio monarca da Terra, pois Deus lhe deu sabedoria superior a todos os homens. Salomão proferiu mais de 3 mil provérbios e mais de mil cânticos. “De todos os povos vinha gente ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da Terra que tinham ouvido da sua sabedoria”. (1 Reis 4: 29-34)

Esse erudito da história bíblica mostra-nos que antes mesmo de Deus lhe conceder o seu pedido, a sabedoria já abundava em sua vida. O sucessor do trono de Davi tinha 20 anos quando começou a reinar em Israel. Deus deu a ele a oportunidade de pedir qualquer coisa, mas esse jovem optou por pedir “sabedoria”. Em muitas decisões tomadas por personagens bíblicos, esta é pra mim, com certeza, uma das mais sábias. Salomão discerniu quem sem sabedoria não conseguiria ser um bom rei; sem sabedoria as riquezas, bens, honras, entre outras coisas sucumbiriam em questão de tempo. Agora, o parecer de Deus após o pedido de Salomão é algo transcendental: Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá”. (2 Cr 1: 11-12)

Salomão declarou que queria sabedoria para governar o povo que pertencia a Deus e não a ele. Seria de grande proveito que pedíssemos a Deus sabedoria para administrar sabiamente tudo que Ele nos concede. Se reconhecermos que tudo o que temos vem das mãos do SENHOR, teremos atitudes sábias em nosso cotidiano. Por isso a Bíblia diz: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.

A sabedoria deve ser buscada perante o SENHOR. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

A sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

O discernimento é essencial para obter-se êxito na caminhada cristã. Se Deus falar conosco essa frase: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei” – Que nós possamos responder em uníssono: Dá-nos sabedoria SENHOR.

0 comentários:

Postar um comentário