domingo, 6 de março de 2011

A conduta do Adolescente Cristão e o mundo!





Textos Bíblicos: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. (Felipenses 2.14-15)

“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem os exemplos dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite”. (Salmos 1.1-2)


Introdução: Baseados nesses versículos aprenderemos acerca do verdadeiro comportamento do Adolescente cristão em meio a uma sociedade corrompida e perversa. Aprenderemos também acerca da verdadeira vontade de Deus para as nossas vidas, que é viver uma vida correta e dedicada para a sua glória.

Mundo corrompido e perverso
A cada dia que passa fica mais difícil viver neste mundo. As coisas que o mundo oferece são tentadoras e prazerosas para a nossa natureza humana.
A mídia tem feito com que muitas coisas abomináveis aos olhos do Senhor se tornassem normais. Vivemos em meio a uma sociedade em que os valores e princípios bíblicos vêm sendo deturpados.
A cada dia surgem modismos e mais modismos que atrapalham o crescimento espiritual do jovem cristão. Já não se é de impressionar que as “raves” e “shows” denominados de gospel fazem muito sucesso entre os jovens cristãos.
Como consequência, vemos jovens que não se preocupam em viver uma vida de santidade, a sua comunhão com as trevas tem atrapalhado o adolescente cristão a crescer fazendo a vontade de Deus desde os dias da sua mocidade.
É baseado nesses e outros fatores, que falarei a respeito da verdadeira conduta cristã, para vivermos de forma correta em meio às trevas.
É mais que necessário que o jovem cristão saiba se comportar em meio a falsos ensinos da mídia, a qual por meio de novelas nos ensina que sexo antes do casamento é normal.
É importante o jovem saber se comportar em meio às pessoas não-cristãs, pois fomos chamados para influenciar, e não ser influenciado (Romanos 12.2)
O crente deve saber que amizade com o mundo é inimizade com Deus, e que não pode haver comunhão entre as trevas e a luz.

Tempos de relacionamentos
A fase da adolescência é a fase mais complicada da vida. É nessa fase que passamos a decidir sofre o futuro de nossas vidas, passamos a definir nossas amizades e decidimos também querer curtir do que chamamos do melhor do que a vida pode oferecer.
Nessa fase é impossível não nos relacionarmos, pois temos a necessidade de estudar e trabalhar. É de extrema importância que o crente saiba que nesse tempo, ele estará lidando com pessoas que não querem saber de Deus, e que as más companhias estragam os bons costumes (1 Co 15.33).

Exemplo de Quatro Jovens
A bíblia nos conta a história de quatro jovens que marcaram a história da nação mais poderosa do mundo naquela época. Essa era a Babilônia, que era uma nação corrompida e perversa.
O rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e capturou alguns jovens de boa aparência, inteligência e perfeição física. Entre esses jovens estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Os quatro jovens seriam obrigados a adotar os costumes da Babilônia, mais eles resolveram não se contaminar com aquela sociedade permissiva e perversa, cujas obras fugiam dos ensinamentos bíblicos.
Que exemplo! Assim também deve ser a nossa conduta! Não se conformar com o mundo e não seguir os seus maus costumes, acima de tudo devemos amar a Deus e ser fiel a ele, além de obedecer aos seus mandamentos.
Nós devemos viver como astros reluzentes numa sociedade em trevas (Fl 2.15)
Vivemos em meio a uma sociedade em que o sexo é totalmente banalizado. A mídia nos ensina que podemos praticar e gozar dos prazeres do sexo a qualquer momento, o que importa é se prevenir. Nas escolas aquele que é virgem é motivo de chacota para os “amigos”. Todo crente deve saber que esse ensino é antibíblico! Todos nós sabemos que sexo é só depois do casamento.
Devemos permanecer fiel até o fim. É dever de todo cristão ser excelente em tudo o que fizer, e não se misturar com os valores e ensinos que contradizem as verdades bíblicas.
Não é que devemos se isolar das pessoas não-cristãs, o que devemos fazer é influenciá-las em toda a nossa maneira de viver, para que o nome do Senhor Jesus Cristo seja glorificado, e que elas possam ver as boas obras que há em nós.

Duas formas de Viver
Na vida espiritual podemos viver obedecendo a palavra de Deus ou não. Podemos escolher a conduta que desejamos assumir: Ou vivemos como um verdadeiro cristão temente a Deus, ou vamos pelas ideias da maioria, vivemos no pecado e nos esquecemos de Deus. Qual é a sua escolha?
Lembre-se de Daniel e seus amigos que preferiram viver obedecendo a Deus, em vez de viver como os babilônicos.
Para seguir a Jesus Cristo é necessário crucificar os desejos da nossa natureza humana.
Vale lembrar que obedecer aos mandamentos do Senhor significa colocar nossa vida em risco, significa suportar ofensas e perder a amizade com as pessoas não-cristãs.
Jesus Cristo nos disse que para segui-lo, é necessário estar apto a sofrer por amor ao seu nome. (Mt 13.38).
Daniel foi jogado na cova dos leões e junto com seus amigos na fornalha ardente, mas o Senhor Todo-Poderoso, os recompensou pelas suas obras, Cuidou deles e por último, os abençoou.

A importância da conduta cristã
Os nossos comportamentos e ações devem ser fundamentada na bíblia, que é a nossa única regra de fé e prática. Em Timóteo 3.15-17 diz: “E, desde menino, você conhece as Escrituras sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a escritura sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”.
O adolescente cristão deve se comprometer em ler e meditar na palavra do Senhor diariamente, pois fazendo isso, tudo lhe correrá bem, e será realmente chamado de um verdadeiro adorador, que adora ao Pai em Espírito e em Verdade.
Como Purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra (Sl 119.9).
A conduta cristã tem que ser lida e colocada em prática, pois da mesma forma que o corpo sem Espírito está morto, a fé sem ações também está morta.
Não adianta saber que devemos ser sal para a terra e Luz deste mundo, e não colocar em prática os ensinamentos da bíblia em nosso viver diário.
A bíblia diz: “Quem ouve os meus ensinamentos e vive de acordo com ele é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e vento soprou com força contra aquele casa. Porém ela não caiu, pois havia sido construída na rocha”. (Mateus 7.24-25)

A vida que agrada a Deus
A partir do momento em que colocamos em prática aos ensinamentos da bíblia, que é a Palavra de Deus, passamos a ter uma vida correta perante Deus.
Devemos buscar a Deus, porque temos a natureza humana que vive em guerra contra o Espírito de Deus, que habita em nós. Quem irá vencer essa guerra?
Aquele em que estiver mais bem alimentada com a palavra de Deus. Aqueles que buscam a Deus, e tem o Espírito de Deus em suas vidas, tem domínio sobre o pecado, e está apto a fugir dos desejos da carne, para viver uma vida agradável para Deus.
Não devemos seguir as regras e valores pecaminosos deste mundo, pois nós estamos nesse mundo, mas não pertecemos a ele, porque somos cidadãos do Céu.
Devemos pensar nas coisas que são do alto, e não das que são aqui da Terra.
Devemos crucificar os desejos da nossa carne, que deseja as imoralidades sexuais, a indecência, as paixões más, e andar no Espírito, que produz o amor, a delicadeza, humildade, paciência e a bondade.
Fazendo isso, viveremos uma vida fazendo a vontade de Deus. É necessário ficar em paz com Deus, sem nenhuma culpa e mancha perante o nosso criador.
É necessário orar e vigiar, pois Jesus Cristo está voltando, para buscar os seus santos.
Arrependam-se, pois é chegado o Reino de Deus!

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncies as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2-9)
“Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos”. (1 Pedro 2.1-2)
1 Pedro 2.11-12

1 comentários:

Chris disse...

Achei esse blog sem querer, mas gostei de saber que encontrei um blog que fala de nós jovens cristaõs, estou nessa fé de adorar a Deus. Que Deus te abençoe!!!

Postar um comentário